var rightCollapseDefault='show'; var excludeModules='38';
free templates joomla

Professor é coautor de coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático

E-mail Imprimir

O professor de inglês do Câmpus Ouro Preto, Ronaldo Corrêa Gomes Junior, é coautor de uma nova coleção de livros para ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio, que acaba de ser aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático(PNLD). Destinada a estudantes e professores, "Alive High" passa a integrar o guia de coleções do Programa, que é enviado a todas as escolas públicas para que escolham, entre os títulos disponíveis, aqueles que atendem ao seu projeto pedagógico. Apenas quatro coleções para ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio foram aprovadas pelo PNLD. Assim, "Alive High" será uma das quatro opções ofertadas a todas as escolas públicas do Brasil.

De acordo com o professor, a escolha do nome "Alive High" para a coleção tem dois objetivos: marcar com a palavra "Alive" a presença da língua viva no material e com a palavra "High" o nível de ensino (Ensino Médio). “A coleção ajuda o estudante a rever o que já conhece e o desafia a aprender outros usos da língua essenciais ao desenvolvimento de suas habilidades orais e escritas em inglês”, explica.

Ainda segundo Ronaldo Gomes, os temas abordados foram cuidadosamente escolhidos para atender aos interesses dos jovens deste século, envolvendo-os em temáticas que contribuem para a formação de um cidadão crítico, solidário, colaborativo e sensível. “Além de músicas, revisões com exercícios diversificados, questões tipo ENEM e manual do professor com sugestões de atividades extras, estudantes e professores irão encontrar atividades de uso de tecnologias de interação e comunicação que os levarão a agir no mundo digital”, ressalta.

Cada livro indica a realização de um projeto anual – produção de blog, de mural digital e de portifólio - e estimula o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento da produção escrita e oral de diversos gêneros textuais, dentre elas graffiti, flyers, cartazes virtuais, mapas conceituais, podcasts, wikis, avatares animados com áudio, entre outros. A coleção apresenta, também, instruções sobre como utilizar tais ferramentas e propõe um diálogo com outros conteúdos em projetos interdisciplinares. A publicação ainda dá alternativas para quando não for possível a utilização de tecnologias digitais.

O portifólio, por exemplo, pode ser produzido tanto em formato digital quanto impresso. “Ela foi organizada para ser uma facilitadora da experiência de aprender/ensinar, envolvendo estudantes e professores em um projeto de formação ampla, ativa e integrada”, completa o professor.

"Alive High" é uma publicação da editora Edições SM e tem como autores: Vera Menezes (UFMG), Junia Braga (UFMG), Marisa Carneiro (UFMG), Marcos Racilan (CEFET-MG), Magda Veloso (UFSJ) e Ronaldo Gomes (IFMG- Câmpus Ouro Preto).

Sobre o PNLD

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Texto: Comunicação Ouro Preto

OUTROS CANAIS

meu ifmg

Lei de Acesso à Informaçao