var rightCollapseDefault='show'; var excludeModules='38';
free templates joomla

Exposição e debate marcam Seminário de Iniciação Científica

E-mail Imprimir

O Campus Bambuí recebeu, nos dias 12 e 13 de julho, a quinta edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG. O evento tem por principal objetivo divulgar às comunidades interna e externa o resultado das pesquisas que são realizadas na Instituição, financiadas por meio de convênios com órgãos de fomento ou por recursos próprios.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Inovação, Luiz Fernandes, o evento também é utilizado para se avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa do IFMG, a atuação e rendimento dos alunos vinculados ao programa. Além disso, trata-se de oportunidade para promover a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão dos diversos campi.

“A edição 2016 ocorreu em um excelente ambiente científico. Além das ótimas apresentações dos resultados científicos obtidos pelos pesquisadores e bolsistas, as palestras fomentaram as discussões do evento”, avalia Luiz Fernandes. A comissão organizadora recebeu mais de 80 inscritos para o evento, que contou com a exposição de 59 banners, 13 apresentações orais e a submissão de 48 trabalhos na forma de resumos expandidos.

Palestras
Na abertura, dia 12, o gerente de Inovação da Fapemig, Heber Pereira Neves, apresentou o tema “A Fapemig apoia o aluno do século XXI – da pesquisa à inovação”. No dia 13, pela manhã, a mestre em Botânica e consultora ambiental Fernanda Raggi Grossi Silva proferiu a palestra “Biodiversidade, patrimônio genético e conhecimentos tradicionais (etnobotânica): aspectos legais, inovação e propriedade intelectual”. À tarde, a engenheira de alimentos e doutora em Ciência de alimentos Caroline Liboreiro Paiva, da UFMG, falou sobre “Inovação e desenvolvimento de novos produtos em alimentos”.

Durante o SIC houve, ainda, reunião do Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG, na qual os representantes de pesquisa das unidades decidiram que o próximo evento será realizado em Betim. “Todos os participantes foram muito bem recebidos pelo Campus Bambuí, com cordialidade e atenção. Agradecemos, em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e aguardamos todos em Betim no próximo ano, para o VI SIC”, adianta Luiz Fernandes.

Equipe de recepção do V SIC

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neimar de Freitas, durante a abertura do evento

Palestra do gerente de Inovação da Fapemig, Heber Pereira Neves

V SIC trouxe ao público debates relevantes sobre inovação