var rightCollapseDefault='show'; var excludeModules='38';
Acesso à informação
free templates joomla

Exposição e debate marcam Seminário de Iniciação Científica

E-mail Imprimir

O Campus Bambuí recebeu, nos dias 12 e 13 de julho, a quinta edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG. O evento tem por principal objetivo divulgar às comunidades interna e externa o resultado das pesquisas que são realizadas na Instituição, financiadas por meio de convênios com órgãos de fomento ou por recursos próprios.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Inovação, Luiz Fernandes, o evento também é utilizado para se avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa do IFMG, a atuação e rendimento dos alunos vinculados ao programa. Além disso, trata-se de oportunidade para promover a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão dos diversos campi.

“A edição 2016 ocorreu em um excelente ambiente científico. Além das ótimas apresentações dos resultados científicos obtidos pelos pesquisadores e bolsistas, as palestras fomentaram as discussões do evento”, avalia Luiz Fernandes. A comissão organizadora recebeu mais de 80 inscritos para o evento, que contou com a exposição de 59 banners, 13 apresentações orais e a submissão de 48 trabalhos na forma de resumos expandidos.

Palestras
Na abertura, dia 12, o gerente de Inovação da Fapemig, Heber Pereira Neves, apresentou o tema “A Fapemig apoia o aluno do século XXI – da pesquisa à inovação”. No dia 13, pela manhã, a mestre em Botânica e consultora ambiental Fernanda Raggi Grossi Silva proferiu a palestra “Biodiversidade, patrimônio genético e conhecimentos tradicionais (etnobotânica): aspectos legais, inovação e propriedade intelectual”. À tarde, a engenheira de alimentos e doutora em Ciência de alimentos Caroline Liboreiro Paiva, da UFMG, falou sobre “Inovação e desenvolvimento de novos produtos em alimentos”.

Durante o SIC houve, ainda, reunião do Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG, na qual os representantes de pesquisa das unidades decidiram que o próximo evento será realizado em Betim. “Todos os participantes foram muito bem recebidos pelo Campus Bambuí, com cordialidade e atenção. Agradecemos, em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e aguardamos todos em Betim no próximo ano, para o VI SIC”, adianta Luiz Fernandes.

 

 

 

Equipe de recepção do V SIC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neimar de Freitas, durante a abertura do evento

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra do gerente de Inovação da Fapemig, Heber Pereira Neves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V SIC trouxe ao público debates relevantes sobre inovação

 

 

 

 

 

  

 

 

Apresentações orais fizeram parte da programação

 

 

 

 

 

 

 

 apresentacoes4

 

 

Alunos expuseram trabalhos por meio de painéis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra da consultora ambiental Fernanda Raggi

 

 

 

 

 

 

 

Palestra de Caroline Liboreiro Paiva sobre novos produtos em alimentos

 

OUTROS CANAIS

ACESSO RÁPIDO

meu ifmg

Lei de Acesso à Informaçao
ebraryRede de Bibliotecas do IFMG
CapesCNPQ
Carta de serviços ao cidadãosiape
Transparência Públicaservidor
PeríodicosCertificação ENEM


2017 INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Usando: Joomla! Software Livre
Avenida Prof. Mário Werneck, 2590 - Buritis - Belo Horizonte - MG - Brasil
CEP: 30575-180 | Telefone: (31) 2513-5222

topo da página